CDL Gaspar

CDL Gaspar completa 45 anos de serviços prestados em defesa do comércio lojista

26 de junho de 2022

CDL Gaspar completa 45 anos de serviços prestados em defesa do comércio lojista

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gaspar completa no dia 28 de junho, 45 anos de fundação. Uma história marcada por atividades em defesa do associativismo e da construção de um comércio capaz de gerar competitividade, empregabilidade, renda e equilíbrio social para toda Gaspar. Fundada no ano de 1977, em um período de forte crescimento econômico e de avanços, a CDL Gaspar contribuiu e continua contribuindo, até os tempos atuais para o fortalecimento do comércio local.

Atualmente, a entidade conta com 330 associados, que juntos, alicerçam a estrutura física e de credibilidade da classe. O setor varejista é responsável por empregar cerca de 20% dos trabalhadores com carteira assinada, são aproximadamente 4.862 pessoas, que atuam diariamente no comércio de Gaspar. Além disso, o comércio contribui com 30% na arrecadação de Gaspar.

O gestor executivo da entidade, Jefferson Schramm, destaca a importância do trabalho realizado pela entidade ao longo dos anos. “A CDL de Gaspar é forte porque sempre existiu um grupo resiliente. Nesses últimos anos, nossa classe passou por muitos desafios e sempre vimos a união dos lojistas. O nosso comércio é um dos maiores setores da economia, além de ser um grande gerador de emprego e renda. E, nesses 45 anos, a entidade se consolidou ainda mais como defensora de um comércio próspero”, comenta Schramm.

Hoje, a CDL Gaspar oferta diversos benefícios para os associados, com o objetivo de alavancar o ciclo de negócios de empresas, atuando nas áreas de gestão operacional, financeira, segurança de negócios, recuperação de inadimplência, captação de novos clientes, organização de eventos e campanhas, formação profissional, mentorias e consultorias.

“Seguimos sempre buscando novos produtos e soluções para os nossos associados. Nosso propósito é oferecer suporte para o sucesso do setor. Hoje, se a CDL é uma instituição respeitada, é por conta dos nossos serviços e diversas ações que realizamos para alavancar o comercio local. Diariamente lutamos pelos direitos dos lojistas e isso não tem preço”, salienta o presidente da CDL Ivan Carlos da Silva.

O presidente destaca ainda, que a entidade é uma das maiores do estado. “Nossa grande vitória é ser uma das 10 maiores CDLs de Santa Catarina, em um total de 209. Além disso, agora, temos o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil a nível nacional. Algo que sempre almejamos e conseguimos, essa é mais uma forma de valorizar o nosso lojista”, conta Ivan.

Histórico

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar foi fundada em 28 de junho de 1977, na Sociedade Alvorada, com o nome de Clube de Dirigentes Lojistas. Nessa época, o número de consumidores que procurava ofertas em cidades vizinhas, como Blumenau e Brusque, era grande. Os comerciantes dessas cidades ofereciam atraentes preços e estavam, ainda, amparados pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, que garantia a venda através do crediário. Foi então que empresários da cidade se uniram para criar uma entidade que garantisse e organizasse os direitos e deveres dos comerciantes locais.

A entidade deu seus primeiros passos com 14 associados (Drogaria Catarinense, Alfaiataria e Loja Gasparense, Foto Mary, Instaladora Gasparense, Casa J. Passos, Instaladora Osmar, Casa Julio Schramm, Alfredo Penzlin, Impressora Graficart, Supermercado Gaertner, Cherie Modas, Bazar União, Açougue Erasmo Schramm, Itilar e Supermercado Costa), em uma cidade que tinha 18.417 habitantes.

Presente em 45 anos, a CDL continuará participando do processo de desenvolvimento de Gaspar propondo sempre o diálogo e debatendo com as demais entidades da sociedade civil e organizada, poder público, lojistas e com a população. Para que juntos, possam contribuir para o fortalecimento econômico e social de Gaspar.

O presidente, Ivan Carlos, comemora o momento da entidade. “Temos muito orgulho de toda a trajetória de nossa entidade, de cada conquista, de cada projeto, campanha e serviço. Analisando a história, vemos que a CDL é de fato uma entidade que atua pelo comercio e promove o desenvolvimento de nossa cidade e somos felizes por isso”, finaliza o presidente.

Homenagem

Na próxima terça-feira, 28, dia da fundação da entidade, representantes e colaboradores receberão na Câmara de Vereadores de Gaspar uma moção pelos serviços prestados à comunidade gasparense. A proposta é da vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB).

SEJA UM ASSOCIADO

Associe-e e aproveite os benefícios e vantagens da CDL Gaspar.

Associe-se »