CDL Gaspar

CDL Gaspar e Fazzenda Park Hotel realizam palestra sobre autismo


11 de abril de 2022

CDL Gaspar e Fazzenda Park Hotel realizam palestra sobre autismo

Evento será realizado no dia 26 de abril e é aberto para a comunidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo são diagnosticadas com Transtorno Espectro Autista (TEA), por esse motivo, o mês de abril é marcado pela cor azul, para conscientizar as pessoas sobre o tema, além de reduzir o estigma em torno da condição. Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar – CDL e o Fazzenda Park Hotel realizam no dia 26 de abril, um bate papo sobre o autismo, com o tema ‘Lugar de Autista é em todo lugar!’.

O encontro será realizado no auditório do Fazzenda Park Hotel, em dois horários: a primeira turma ocorre às 9h30 e a segunda turma inicia às 13h30, a duração é de aproximadamente duas horas. O evento é totalmente gratuito e as inscrições devem ser realizadas através do número (47) 3332-1133 ou (47) 99913-0940.

Entre os palestrantes estão a presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião, Ana Paula Müller, que abordará sobre os aspectos clínicos do autismo e como se identifica uma pessoa com o TEA. O tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, que falará sobre os principais direitos e legislação para os autistas.

Para o presidente da CDL Gaspar, Ivan Carlos da Silva, o evento é uma oportunidade para a comunidade se tornar mais inclusiva. “Nosso objetivo com esse encontro é justamente lutar pelo fim da discriminação contra as pessoas com autismo. É dever de todos construir uma sociedade mais acessível e, isso inclui o nosso comércio. O evento é totalmente gratuito e convidamos todos a participarem e sanarem suas dúvidas, a fim de construir um mundo mais justo”, destaca Ivan.

O que é Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.


Os sintomas podem estar presentes nos primeiros anos de vida até os 8 anos. Sendo assim, é de extrema importância que se observem os sintomas, seu perfil comportamental e cognitivo e que se identifique como a pessoa interage com o ambiente.


O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.

Serviço:
Bate papo: Lugar de Autista é em Todo Lugar!
Local: Aúditório do Fazzenda Park Hotel
Horário: 9h30 e 13h30
Inscrições: (47) 3332 – 1133 ou (47) 99913 – 0940
Evento gratuito


« Voltar

SEJA UM ASSOCIADO

Associe-e e aproveite os benefícios e vantagens da CDL Gaspar.

Associe-se »